Na mineração existem vários detalhes que precisam de atenção e cuidado. E quando falamos sobre o transporte em mineradoras devemos nos atentar não somente aos minérios, mas também ao de resíduos gerados, mas especificamente no transporte de estéril.
Existem dois tipos de resíduos gerados na mineração: rejeitos e estéreis. Os rejeitos são resultado do processo de beneficiamento do minério, eles podem ser compostos por partículas finas (lama) ou grossas (rejeitos granulares) e são armazenados em barragens de contenção. Já os estéreis são os materiais escavados na realização das atividades de extração na mina. Esse material não tem valor econômico e geralmente é armazenado em pilhas.
Os rejeitos estéreis são sólidos, portanto seu gerenciamento não costuma apresentar grandes problemas de segurança, bem como seu armazenamento. Para isso, uma área da mineradora é destinada para a disposição desses resíduos. São utilizadas técnicas assertivas da geotécnica para projetar sua estruturação.
Essa área, em espécie de aterro, comporta os estéreis em formas de pilhas e podem facilmente serem integradas à paisagem. Isso é feito com técnicas de fechamento adequado (para evitar desmoronamento) e utilização de cobertura vegetal.
Além da dedicação em usar técnicas corretas para armazenamento e integração desses resíduos sólidos à paisagem, as mineradoras não devem esquecer do transporte. Tanto a mão de obra, quanto os veículos adequados para o transporte de estéril farão toda a diferença no resultado de sucesso do trabalho.
Como a Comercial Diesel auxilia no transporte de estéril?
A Comercial Diesel atua com locação de máquinas pesadas para extração de minério e transporte de estéril. Além dos caminhões, oferecemos um serviço completo com mão de obra especializada no transporte em mineradoras, como pás carregadeiras, caminhões fora de estrada e muito mais.
A vantagem na terceirização desse serviço consiste em mais tranquilidade para a sua mineradora, já que toda a manutenção preventiva e corretiva e a capacitação dos trabalhadores é por conta da contratada.